Efeitos e Benefícios da Flutuação

A Cápsula de flutuação cria um ambiente de gravidade zero, permitindo-lhe flutuar naturalmente sem qualquer esforço. A ausência de gravidade, promovida pela solução de água e Sal Epsom, rico em magnésio, aliada à privação de estímulos sensoriais, cria um estado de relaxamento total e profundo que revitaliza o seu corpo e a sua mente.

 

A Flutuação é uma arma poderosa, simples e não invasiva, no combate aos estados depressivos, à fadiga e dor crónica – de cabeça, musculares e das articulações. Equivalendo a aproximadamente seis horas de sono, a flutuação revitaliza e renova energias, reduz o efeito de jet lag, promove o espírito positivo e a motivação, estimula a capacidade cognitiva e a criatividade, reduz inflamações nas articulações e músculos decorrentes da prática desportiva, tonifica e suaviza a pele, ajuda a dormir melhor.


Flutuação para pré e recém mamãs

 

A flutuação proporciona bem-estar físico, mental e emocional às grávidas permitindo que vivam este período tão especial da vida com serenidade. A flutuação das pré-mamãs pode ser realizada, com toda a segurança, logo após a 12ª semana e até ao final da gestação, desde que a gravidez não apresente riscos ou contraindicações, pelo que é importante obter o aval do obstetra que acompanha a gestante.
 

A terapia da flutuação é ideal para experienciar uma gravidez liberta de alguns incómodos habitualmente associados a este estado, pois elimina as enxaquecas e reduz as dores musculares e os edemas nas pernas, devolvendo a sensação de leveza.
 

É também excelente para recuperar das noites mal dormidas, quer antes do nascimento, quando já é difícil encontrar uma boa posição para descansar, quer pós o nascimento, pois provoca um relaxamento profundo que repõe as energias e recupera as horas de sono perdidas.
 

Em síntese:
 

Há um aumento nos níveis de energia, com o consequente bem-estar e diminuição da ansiedade excessiva, tanto na gestação, quanto no parto e pós-parto;

O livre fluxo da corrente sanguínea permite a chegada de mais oxigénio às células, o que diminui as cãibras, amenizando inchaços e prevenindo o aparecimento de varizes;

 

Relaxa e melhora o equilíbrio físico-mental-emocional, ajudando a preparar o corpo e o espírito para o parto e a chegada do bebé.

 

 

A terapia da flutuação tem fundamento científico?

 

Sim. Existem relatos de estudos sobre os benefícios da flutuação há mais de 60 anos. A flutuação e os seus benefícios não são propriamente novidade, a câmara de isolamento existe desde a década de 1950, tendo sido construída, pela primeira vez, pelo neuropsiquiatra John Cunningham Lilly, nos Estados Unidos, quando investigava a relação entre a consciência e o cérebro, desde então têm sido realizados vários estudos que demonstram que a flutuação, induz um estado de relaxamento profundo que, entre outros benefícios, produz bem-estar, reduz o stress e suaviza dores. Alguns estudos ultrapassam os aspetos físicos e fisiológicos e estudam as alterações de perceção e de consciência causadas pela privação dos sentidos que estas câmaras possibilitam e demonstram que a flutuação é uma terapia com inúmeros benefícios quer a nível do corpo quer da mente.

 

Todavia, não existem, ainda, publicações em português dos estudos realizados, pelo que aqui ficam algumas sugestões de leitura em inglês:

 

  • Lilly, John C. Tanks for the Memories: Floatation Tank Talks. GOLD, E. J. 1996.
  • Iwata K., Nakao M., Yamamoto M., Kimura M. “Quantitative characteristics of alpha and theta EEG activities during sensory deprivation”. Psychiatry and Clinical Neurosciences, Vol. 55, nº 3, pp. 191 – 192, 2001.
  • Lilly, John C. The Deep Self: Profound Relaxation and the Tank Isolation Technique (reprint ed.). Gateways Books & Tapes. 2006.
  • Kjellgren A., Lyden F., Norlander T. “Sensory Isolation in Flotation Tanks: Altered States of Consciousness and Effects on Well-being”. The Qualitative Report, Vol 3, nº 4, 2008.

Links: